Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diz Que Helena

A Blogger

IMG_20161016_025344.jpg

 

 

Subscrever no Sapo

helenaduque@sapo.pt _____________________________________________________________________

Pesquisar

 
__________________________________________________________

Livro da Blogger




Mais sobre o livro

_____________________________________________________________________

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

__________________________________________________________

La Mia Giornata a Gubbio

Está quase a fazer três meses que regressei a Portugal, depois de um mês inteiro a conhecer um país incrível, a fazer a viagem da minha vida. Estive em Itália um mês devido aos meus estudos na área da língua italiana e, como já falei nesta publicação onde mostrei um bocadinho da cidade onde fiquei e da Scuola onde estudei, fiz algumas viagens que me permitiram visitar outras cidades além daquela onde estava a estudar. A primeira cidade que visitei foi Gubbio,  uma cidade medieval que faz parte da região da Umbria, no centro do país. Foi uma das minhas visitas preferidas, talvez por ter sido também a primeira, mas acima de tudo porque correspondeu totalmente às expectativas que tinha criado depois de tanto tempo a estudar o país e a sua história. 

1.jpg

Chegada a Gubbio

 

Esta foi uma das primeiras fotografias que tirei assim que cheguei a Gubbio, ainda dentro do autocarro (as outras anteriores foram selfies com as minhas amigas, também estão muito engraçadas!). Se há coisa que adorei fazer enquanto estive em Itália foi fotografar só pelo prazer de recordar os menos importantes detalhes. Ao fazer isto, tenho a sensação que recordo a viagem de uma forma mais real, coisa que as fotografias dos sítios mais conhecidos não me dão, talvez por já os conhecer (não pessoalmente) de antemão. 

 

4.jpg

Chiesa di San Francesco di Assisi

 

Igreja de São Francisco de Assis, construída no local onde era a residência dos Spandalonga. São Francisco ficou reconhecido em Gubbio por ter controlado o lobo que assustava a população - dai a estátua de São Francisco com um lobo junto à igreja. A estátua foi criada em 1997 por Roberto Bellucci.

3.jpg

Obviamente, não podia faltar a selfie com o San Francesco e o Lobo 

5.jpg 

Vista da cidade 

 

Para mim, todas as fotografias são as minhas preferidas, mas esta especialmente. Tirei esta depois de um curto descanso de dez minutos sentada neste muro, a contemplar a beleza daquela cidade maravilhosa. O calor era mais que muito, a mochila estava pesada mas o coração estava cheio. E esta fotografia é uma excelente recordação disso mesmo. 

 

13.jpg

Percorrendo Gubbio

 

Outra fotografia só porque sim. Quando percorríamos as ruas de Gubbio, para chegarmos à parte mais alta da cidade, tínhamos a oportunidade de ir de elevador (aquela porta de grades de ferro) ou subirmos a escadaria. Obviamente que subi a escadaria. Obviamente que fiquei super cansada. Obviamente que foi maravilhosa toda a sensação. Esta é a escadaria que conduz ao largo do Palazzo dei Consoli.

 

6.jpg

Palazzo dei Consoli 

7.jpg

As pedras dos signos zodíacos 

 

Tirei esta fotografia porque tenho um amigo que adora astrologia e é muito ligado a esta arte, à da cartomancia e por ai vai. Pensei que ele gostasse de ver, até porque só pensei nele quando vi isto. Hoje é uma excelente recordação daquela rua e daquela loja. 

 

 

9.jpg

Selfie na Funivia de Gubbio

 

A Funivia é um teleférico em forma de "gaiola de pássaro", como aqueles que encontramos no Zoo de Lisboa. Aberto, a tremelicar por todos os lados e a percorrer uma longa distância a pique para se chegar ao topo do monte Ingino, onde se encontra a Basílica de Santo Ubaldo, acho que foi das coisas mais corajosas que fiz na vida. Tenho essa noção ao ver os vídeos que fiz enquanto subia; os meus gritos são assustadores. Todavia, foi uma experiência fantástica! A recompensa foi gigante! Tenho a certeza de que, quando voltar a Gubbio, vou repetir a experiência, sem dúvida alguma. 

 

10.jpg

A vista da Funivia: Gubbio e os Apeninos ao fundo 

8.jpg

Quando chegamos ao cimo do monte Ingino, temos um pequeno parque com uma vista de cortar a respiração

11.jpg Residência particular

 

Depois de termos subido e descido o monte Ingino, deparámos-nos com esta casa. O sinal diz: "Este lugar não é um WC para cães. Obrigada". Achei imensa piada na altura. Continuo a achar. 

 

12.jpg

Uma sinalética com mapa da cidade. 

 

A passeata em Gubbio foi fantástica. Aprendi imensas coisas sobre a cidade e tive oportunidade de validar outras que já havia ouvido e aprendido nas minhas aulas de cultura e literatura. É uma cidade relativamente pequena mas como muito para descobrir e visitar. E cada monumento, praça, escultura, museu ou rua é mais bonito que o outro. Davvero innamorata! 

 

 

2 comentários

Comentar post

A Blogger

IMG_20161016_025344.jpg

 

 

Subscrever no Sapo

helenaduque@sapo.pt _____________________________________________________________________

Pesquisar

 
__________________________________________________________

Livro da Blogger




Mais sobre o livro

_____________________________________________________________________

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

__________________________________________________________